A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma organização filantrópica de âmbito nacional, que existe desde 1946.
A unidade de Jaraguá do Sul foi fundada em 5 de maio de 1987 e teve como madrinha a Rede Feminina de Joinville, fruto da dedicação de algumas domadoras do Lions Clube Centro, juntamente com outras mulheres de nossa sociedade e o total apoio e incentivo da Sra. Ina Tavares Moellmann, a grande dama das Redes Catarinenses.
As atividades iniciaram no dia 30 de junho de 1987, junto ao Posto de Saúde localizado na rua Reinoldo Rau, onde o primeiro médico, incentivador, orientador e humanista, Dr. Fernando Springmann, fez toda a diferença somando a sua experiência ao interesse pela causa.
No dia 30 de abril de 1991 ficou pronta a sede própria – uma das primeiras do estado – em um terreno doado pela Prefeitura com o esforço fundamental da então presidente da RFCC, Sra. Rosane Vailatti.
Hoje a RFCC de Jaraguá do Sul está à frente de projetos importantes e conta com aproximadamente 100 voluntários e colaboradores, que trabalham a serviço não só dos pacientes, mas também da comunidade em geral, o que demonstra render frutos em prol da saúde.
As ações vão desde exames preventivos de colo de útero e mama, passando pelos tratamentos, até o acompanhamento psicológico de pacientes de baixa renda com câncer.